A RottaMaster elaborou uma série de informações para que seja entendido e conhecido alguns termos relacionados ao setor de logística e transporte:

O que é:

Transporte terrestre: transporte realizado em pelo solo, através de estradas e/ ou rodovias.

Transporte aéreo: transporte realizado pelo ar através de aviões de carga.

Carga fracionada: carga dividida em partes.

Agenciamento de carga: análise dos componentes da cadeia logística observando os aspectos documentais, logísticos e legislações entre outras. Os serviços são feitos por parceiros quando contratado o agenciamento de carga.

Entrega expressa: Sistema de entregas rápidas, em poucas horas.

Sistema de armazenamento: são conjuntos de equipamentos que servem para arrumar, de forma conveniente, as matérias-primas ou produtos acabados, quer manualmente, quer utilizando equipamentos de movimentação de materiais como, por exemplo, empilhadeiras e porta-palétes.

Logística: Organização e gestão de meios e materiais para uma atividade, para uma ação ou para um evento.

Logística reversa: é a área da logística que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem. Relaciona-se ao fluxo de mercadorias de forma inversa: reciclagem de materiais, devoluções de mercadorias, recolhimento de resíduos e recicláveis.

Serviços de logística: serviços relacionados à gestão de materiais como movimentação, coleta e armazenagem.

Coleta: diz-se do recolhimento de material em um local específico para transporte ao um destino.

Distribuição: ato de entregar materiais e produtos a várias pessoas. Feito por distribuidoras.

TAC: Transportador autônomo de cargas.

ETC: Empresa de transporte rodoviário de cargas.

Como escolher uma empresa de coleta, transporte e armazenamento de mercadorias?


Na relação cliente / fornecedor, a confiança na entrega ao cliente do produto, no prazo contratado, é o principal ponto a ser considerado na relação. Neste sentido, é conveniente esclarecer confiança se traduz nas práticas de:

  • Entrega do produto em tempo acordado
  • Entrega do produto sem avarias
  • Responsabilidade do fornecedor em caso de avarias
  • Transparência sobre as fases do procedimento de coleta, entrega e armazenagem de mercadorias
  • Comunicação efetiva entre cliente e fornecedor.
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